camisa polo é uma das peças mais versáteis que temos à disposição no universo da moda. Isso, porque, ela pode ser combinada de diversas maneiras e utilizada em diversas ocasiões! Seja no trabalho, casualmente, com amigos, ou num evento um pouco mais formal, a camisa polo pode ser sua aliada.

Para isso, deve ser combinada com as peças corretas para que seu visual fique nos trinques. Nesse post, damos dicas infalíveis de como usar camisas polo e ficar elegante em qualquer momento do dia (ou noite)!

Camisa polo: peça coringa

Primeiramente, a camisa polo é uma coringa, ou seja, combina com diversas peças sem perder sua essência: continua elegante e, também, confortável. Por isso, ao comprar uma polo, invista na que apresenta um tecido mais resistente às lavagens cotidianas e não encolhe ou perca a cor muito facilmente.

Acima de tudo, indicamos camisas polo em tecido piquet tradicional PA (ou seja, 50% poliéster e 50% algodão). Essa confecção é muito utilizada por sua durabilidade e pouca capacidade de encolhimento. Além disso, tenha preferência por camisas polos que têm tecido lavado logo no processo de fabricação, pois apresentam maior resistência.

David Beckham usando camisa polo masculina

Jeans

O jeans é outra peça coringa que sempre está à disposição em nosso guarda-roupa.

Seja no verão, inverno ou qualquer outra ocasião, ele nunca é dispensável e pode ser combinado com acessórios para incrementar o visual. Basta encontrar a combinação correta! No caso da polo, o jeans confere um visual mais “comfy” (confortável) e casual.

Em outras palavras: quando usar camisa polo e jeans, lembre-se de combinar os tons das peças com o sapato/tênis e acessórios (relógio, pulseiras, meias, entre outros). Se o tempo não ajuda e está frio, não economize no pano e invista em jaquetas de couro ou, até mesmo, as que são jeans (jeans com jeans).

Bermuda

Outra grande amiga da camisa polo é a bermuda, independentemente se ela é composta por sarja, poliéster, jeans ou qualquer outro material. Aqui, a grande dica é: brincar com cores e revezar tons deixa o visual elegante (sim, com bermuda).

O cantor Joe Jonas soube equilibrar cor com a bermuda neutra.

Combinação de camisa polo masculina e bermuda preta.

Se a ideia é usar uma polo colorida, use bermudas de cores mais neutras, como preto, bege ou cinza. Se as bermudas estão em cor verde militar, cáqui ou azul marinho também, prefira camisas polo de  cor branca, cinza ou preto, pois neutralizam o look sem esforço.

Quer algo menos casual? Experimente combinar a sua camisa polo com uma calça de sarja de cor neutra. Sempre pensando em um sapato Loafer, Oxford ou um tênis de couro em cor escura. Você também pode combinar esse visual com um suéter fino.

Suéter

Se a ideia é criar um visual mais “arrumadinho” para ir ao trabalho, vista um suéter (de preferência, fino) por cima da camisa polo! Além de proteger você do frio, não deixa os braços expostos e confere um look mais comportado.

Aqui, a grande sacada é combinar a cor do seu suéter com a cor da gola da polo, que ficará sobreposta à gola redonda da peça de lã. Se preferir, você também pode usar essa combinação com um moletom sem capuz e de gola redonda em uma ocasião mais tranquila.

Acessórios

Quer agregar valor à camisa polo? Invista em acessórios!

A camisa polo é uma peça confortável, mas que tem uma longa história e tradição no que diz respeito à elegância masculina. Por isso, sem exageros, escolha acessórios minimalistas e que “gourmetizam” seu visual. Neste caso, menos é mais. Indicamos relógios, pulseiras finas de couro, correntes finas no pescoço, anéis ou alianças.

Por isso, o apresentador Mark Wright investe em acessórios para incrementar o visual.

Polo com relógio

Polo com relógio

Certamente, outro acessório que combina muito com a camisa polo, mas que deve ser discreto e não chamar mais a atenção do que a própria camisa em si é o cinto. Dê preferência aos cintos mais simples, em qualquer material, mas em cores básicas e neutras. Não tem erro!

Blazer

Outra boa alternativa para ocasiões mais formais é a sobreposição com blazer. Neste caso, experimente abotoar toda a polo até o pescoço, dando um ar mais elegante ao visual. Aos amantes da alfaiataria, essa é uma excelente opção! Se preferir, também experimente adicionais mais alguns acessórios, como relógios, pulseiras finas e óculos.

camisa polo com blazer listrado azul claro

Polo com blazer

Lewis Hamilton gosta muito da combinação polo + blazer. E nessa foto, ele aparece usando polo e calça jeans.

Qual o tamanho ideal de camisa polo?

Então, com as camisas polo, funciona assim: nem muito comprida, nem muito curta, nem muito apertada, nem muito folgada. A grande sacada dessa peça é a maneira que se adequa às proporções do corpo. Por exemplo, não precisa ficar justa, apenas tenha a certeza de que não ultrapasse a cintura ou com as mangas muito soltas.

Para saber exatamente o tamanho ideal de camisa polo para você, faça amizade com a fita métrica e anote suas medidas para quando fizer a compra da peça. E não precisa ter vergonha: antes ter suas medidas anotadas em algum lugar do que comprar errado e ficar com o visual desleixado, não é mesmo?